quinta-feira, 6 de junho de 2019

E AGORA ? Where do we go from here?


Antes de mais, da minha experiência, das leituras que tenho feito ao longo dos anos, daquilo fui ouvindo, fica aqui uma lista resumida dos 5 tips magníficos. Daquilo que acho importante quando quebramos uma linha da vida particular para seguirmos noutra direção:

1º- não deixar que o receio, o medo tome conta de nós.
É facil deixar-se arrastar para uma paralisia alimentada pelo medo ("o que é que eu fui fazer?"/"e se não encontrar nada?"/"e se me faltar alguma coisa?"). Prefiro passar um pouco por este medo, e atuar, do que viver os últimos dias no arrependimento. Lembro uma funcionária, que observando o mau comportamento de alguns alunos a sair de um sala, exclamou:
"Ó professor, mais vale um caldinho!" : explicarei mais à frente a intenção nestas palavras.



2º- ter paciência e não se precipitar para situações que não vão de encontro às aspirações.
Alguém te propõe um emprego possível que não te diz nada, mas dá um rendimento; começas a vislumbrar a necessidade aparente de teres de regressar ao ensino (!!!???); NO WAY
Não, importante é manter-se ativo, estar atento, ler, e tentar definir aquilo que somos e gostaríamos de fazer (recordar a infância e desejos futuros; pensar nos hobbies que temos; etc.

3º- Ter preparado um pé-de-meia para os primeiros tempos:
Claro que para chegar aqui foi necessário colocar nas poupanças aquele rendimento fundamental que nos permita fazer um "Auto-invest". Invisto em mim para crescer, para mudar o curso da minha existência. Esta parte, mais do que se calhar o desejável, ocupa bastante tempo. Eu vejo o pé-de meia como um salário que temos de gerir temporalmente. Pode implicar até investir parte dele para potenciá-lo durante, com alguma sorte, durante anos.
"Ó professor, mais vale um caldinho!", da sua experiência pessoal, a funcionária (ou assistente operacional, como agora chamam), de forma sentida quis dizer que muitos professores se sujeitam a coisas pavorosas, "só" para ganhar mais um pouco. Esta é uma certeza que sinto e que muito caracteriza a direção que estou a tomar. Mais vale um caldo verde feito em casa e partilhado, do que dezenas, centenas de saídas sociais dispendiosas que, (pelo menos para mim) seviram mais para esquecer o desgaste/frustação da semana na escola.

4º- Manter uma boa rede social (família/namorado(a)/amigos/bloggers :) 
Precisamos de dar consistência mental e emocional ao projeto.
Vivemos em comunidade. As decisões mais difíceis, talvez sejam tomadas a solo, mas ganham maturidade com a contribuição de quem nos rodeia.

5º- KEEP FIT!!! 
Talvez o mais importante, e o que sustem o crescimento de uma vida nova. Quem nunca sentiu depois de uma boa caminhada, corrida, nadadela, bicicletada, etc., uma sensação de paz, auto-confiança, energia para "o que aí vem"? Pessoalmente, adoro andar, sem destino, horas, um pouco como o Forrest Gump, quando começa a correr e nunca mais parou.

2 comentários:

  1. Aqui vai uma contribuição de uma leitora e seguidora do blog. Força, estou a torcer por ti. Também estou a pensar deixar-me desta vida mas daqui a 4 anos letivos vou poder pedir a pré reforma e mesmo que me ofereçam muito pouco dinheiro vou aceitar e pensar em fazer outras coisas. Sou uma cobarde. Não tenho bolas para fazer o que fizeste.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Não, não és cobarde. Pelo contrário, tens um plano traçado. Tenta fazer um pézinho-de-meia durante esses 4 anos que faltam. Não querendo ser pessimista, não acredito que a pré~reforma seja coisa para aplicar aos professores. Espero bem que sim e que consigas, na pior das hipóteses tens o pé-de-meia para pensares em descansar um ano, e regressares.
    A coragem foi mais impulsionada pelo facto de não ter tido alternativa: ou voltava ou pedia LSVLD.
    Obrigado por participar. Força, as férias estão quase aí!

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário: