domingo, 23 de junho de 2019

O TRIÂNGULO LSVLD

Imaginemos que, ser professor, poderia ser descrito ( a partir da minha experiência) com um triângulo com os seguintes vértices:

                                                                       baixo risco
                             poucas oportunidades                               mal-estar



Em que
  • baixo risco significa características como: ser do quadro e ter rendimento garantido
  • poucas oportunidades siginifica desvalorização da carreira, congelamento, etc.
  • mal-estar significa ansiedade, exaustão, burnout, pouco tempo para a família, etc.



Paramos um pouco, meditamos, e consideramos a hipótese de pedir licença.
O triângulo passa a ter (arguably) os seguintes vértices:


                                                                     risco elevado 
                                   bem-estar                                           novas oportunidades

Em que:

  • risco elevado significa perder o vínculo, o rendimento garantido, uma carreira
  • novas oportunidades significa abrir a porta a outras experiências
  • bem-estar significa libertação, tempo, motivação, paixão na procura de atividades enriquecedoras
Que escolha fazemos? O que é que temos a perder? O que é que temos a ganhar?
Aberto à discussão.


2 comentários:

  1. Muito corajoso! Seguir o coração, os gostos pessoais e o que te faz feliz é a chave.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Mais do que coragem é uma questão de sobrevivência.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário: