quinta-feira, 20 de junho de 2019

LSVLD prós e contras

LICENÇA SEM VENCIMENTO DE LONGA DURAÇÃO

Back to basics; quais são as implicações.

Artigo 107.o Licença sem vencimento de longa duração 

1 — O docente provido definitivamente num lugar dos quadros com, pelo menos, cinco anos de serviço docente efectivo pode requerer licença sem vencimento de longa duração. 
2 — O início e o termo da licença sem vencimento de longa duração são obrigatoriamente coincidentes com as datas de início e de termo do ano escolar. 
3 — O docente em gozo de licença sem vencimento de longa duração pode requerer, nos termos do número anterior, o regresso ao quadro de origem, numa das vagas existentes no respectivo grupo de docência ou na primeira que venha a ocorrer no quadro a que pertence. 
4 — Para efeitos de regresso ao quadro de origem, o docente deve apresentar o respectivo requerimento até ao final do mês de Setembro do ano lectivo anterior àquele em que pretende regressar. 
5 — O disposto nos números anteriores não prejudica a possibilidade de o docente se apresentar a concurso para colocação num lugar dos quadros, quando não existir vaga no quadro de origem. 6 — No caso de o docente não obter colocação por concurso em lugar do quadro, mantém-se na situação de licença sem vencimento de longa duração, com os direitos previstos nos números anteriores.

Os contras:
1º perde-se o vínculo
2º não se pode descontar para a CGA (não está no artigo, mas já fui informado que não é possível pela própria
3º ADSE, acho que também não, mas pessoalmente não estou interessado
4º no caso de querer regressar, é preciso pedir com antecedência de 1 ano à DGAE
5º não havendo vaga no lugar de origem (o mais provável), é preciso concorrer. 

Os prós:
1º Libertar-se duma situação penosa
2º Fazer-se à vida e com isto viver mais
3º Controlo sobre o tempo
4º Trocar o seguro stressante pelo inseguro motivador
5º Sair finalmente da escola
6º Ver o sistema do lado de fora
7º Novas Abordagens em todas as áreas
8º...
e muito mais

Não é uma questão de coragem (corajosos são os que resistem e em nome da segurança lá vão aguentando); não é uma questão de cobardia (cobardes são os que se queixam constantemente do sofrimento diário atroz a que estão sujeitos e dizem não ter alternativa); é uma questão de escolha...só isso.

3 comentários:

  1. Eu saí com licença sem remuneração. Se quisesse voltar, teria de "pedir". Pedir para sofrer? Só se fosse doida. Quando passo por escolas, só consigo pensar nos pobres que lá continuam. E relembro o quanto adorava ser prof (antes de 2005).
    É bom saber que não sou a única.

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  2. Obrigado pelo contributo. Também fico com a sensação que tudo começou a piorar a partir de 2005. Também não quero voltar e muito menos pedir para voltar. Quer partilhar como é a vida de em LSVLD aqui no blogue. Sou "todo ouvidos" como muitos outros.

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  3. Saí pelo 4, 5, 6 e 7 motivos. Regressei. O regresso está a ser penoso, mas voltava a fazer tudo outra vez. O ensino e a escola eram uma bolha.

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